Comprar o imóvel próprio é o sonho da maioria dos brasileiros. A startup Mind Miners, especializada em pesquisas digitais, elaborou um levantamento entrevistando 1 mil pessoas e constatou que para 52% dos brasileiros, a aquisição do imóvel é a grande prioridade. Se você, assim como estas pessoas, também deseja adquirir o seu primeiro imóvel, seja ele casa ou apartamento, acompanhe 05 dicas essenciais que preparamos para te ajudar.

01. Tenha um planejamento financeiro

É difícil pensar em realizar um sonho sem precisar de uma quantia em dinheiro. Por isso, economizar é o primeiro passo. Comece colocando todas as finanças e os gastos em uma planilha, ou se preferir anote-os em uma agenda, para então saber quanto te sobra para guardar (tente reservar no mínimo 10% da sua renda mensal para começar). Essa dica é simples, mas exige muita organização e força de vontade.

02. Boas condições

Antes de decidir qual imóvel comprar é importante verificar o estado de conservação em que se encontra. Algumas obras podem custar caro e, com isso, o valor do investimento pode até duplicar.

03. Tem pouco dinheiro? Saiba como financiar o valor

  • Minha Casa Minha Vida
O Minha Casa Minha Vida é uma iniciativa do Governo Federal que oferece condições atrativas para o financiamento de moradias nas áreas urbanas para famílias de baixa renda. Os valores de renda necessários, estão divididos em 4 faixas, que vão de R$ 1.800,00 à R$ 7,000.00. As formas de pagamento serão analisadas de acordo com cada caso. Assim sendo,serão definidos o valor da entrada, das prestações e o tempo do financiamento.
  • Financiamento com bancos

Diversos bancos oferecem a opção de financiar um imóvel. Mesmo que você já tenha conta em um banco da sua confiança, simule as condições de pagamento em outras agências para fechar o melhor negócio.

04. Documentos e impostos

Além dos gastos extras gerados na compra do imóvel e na mudança, os processos de financiamento envolvem despesas com escrituração e impostos básicos. Saiba alguns itens que serão cobrados do comprador:

  • ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), aplicado segundo alíquota de cada município;
  • Custos com avaliação das condições do imóvel por especialistas;
  • Custos com análise jurídica da documentação;
  • Documentos de cartório e registro de imóvel.

05. Mercado favorável

Segundo especialistas, o ano de 2019 é propício para investir em imóveis. Isso porque com a economia instável no Brasil, investir em algo seguro é a opção de muitas pessoas.